quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dia 4 , psico-explicação técnica possível ( 2) : o tremedismo de pernas para o ar

(Continaundo a prever um empate que na prática é uma derrota para o tremendismo).
Há um outro detalhe que parece escapar ao analistas na tentativa de explicar a abstrusa possibilidade de a coligação vencer dia 4: também é psicológico e também tem a ver com  a negação da realidade .

A espiral recessiva e o segundo resgate eram dados como certos. Isto envolvia o caos social e  a violência política  legitimada. Espero que não se tenham esquecido. Nada disto se tendo verificado, a mensagem ficou. Os dois  anos  seguintes mostraram o falhanço da análise.

Ora, foi esta previsão tremendista que permitiu à coligação exibir  o sucesso de manter o país à tona de água e sublinhar o valor da estabilidade. De certa forma, o tremendismo histérico, táctico ou, nalguns casos, obscenamente  rancoroso, acabou por elogiar o trabalho do governo.
Não deixa de ser irónico que quem afinal  foi  miserabilista na atitude foram os cosmopolitas bem pensantes e viajados.


1 comentário:

  1. Utilizaram a técnica de dizer que um copo estava com 1/10 do conteúdo estava vazio. Quando subiu para dois décimos, continuaram a dizer que não só o copo estava vazio como continuava a vazar. Baixaram tanto as expectativas que uma pequena melhoria configurou um tremendo sucesso.
    Carlos

    ResponderEliminar