quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Lágrimas de crocodilo ( 4)

Pois.  Como é que esta partição entre Cila e Caribde  deve constituir a razão do viver  português é coisa que me ultrapassa, ignorante que sou da alta  política. Prefiro Broch: a arte de uma época confunde-se com o espírito de uma época, ou, dito de outra forma:   a redução do conteúdo místico legitima o regresso à esfera concreta ( pp 124-125).

3 comentários:

  1. Algo de que provavelmente não se vai ouvir falar em Portugal e muito menos confrontar os troikistas e troikoelhistas com, nomeadamente os da "abençoada troika" (Maria Luís ainda hoje recomendou à Grécia que continuasse com a troika).

    Dou três vivas ao PCP por não só não se ter reunido com a Troika - reconhecendo o rebaixamento do país e a inutilidade de reunir com quem só vem entregar guias-de-marcha - como nunca se ter arrependido publicamente como ocorreu com o BE.

    Eis uma reportagem de declarações muito recentes de Juncker:


    Juncker reconoce que «hemos pecado contra la dignidad» de Grecia, Portugal e Irlanda

    «La troika es poco democrática, le falta legitimidad democrática y deberemos revisarlo cuando llegue el momento», ha dicho Juncker durante una comparecencia ante el Comité Económico y Social Europeo, en la que ha aclarado que quiere que tanto el Fondo Monetario Internacional como el Banco Central Europeo y la Comisión continúen en su estructura.

    «He discutido con muchos interlocutores que tenían que tratar con la troika, que me decían siempre que se enfrentaban no a políticos sino a altos funcionarios. No critico a los altos funcionarios, pero no se coloca a un alto funcionario ante un primer ministro o un ministro de Finanzas o al jefe negociador de un país, no es su nivel. Hay que poner en frente a un comisario o a un ministro que tenga la autoridad del Eurogrupo», ha alegado el presidente de la Comisión.

    «Hemos pecado contra la dignidad de los pueblos, especialmente en Grecia y Portugal y muy a menudo en Irlanda. Yo era el presidente del Eurogrupo y parezco estúpido al decir esto, pero hay que sacar las lecciones de la historia y no repetir los mismos errores», ha indicado.

    http://www.naiz.eus/eu/actualidad/noticia/20150218/jean-claude-juncker-reconoce-que-hemos-pecado-contra-la-dignidad-de-grecia-portugal-e-irlanda#.VOTmOVPVg_w.twitter

    João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo de que provavelmente não se vai ouvir falar em Portugal

      ahahahahahhah pois não: é capa de todo o bicho careta e tema do forum da TSF.
      vai gozar o camões.
      mas perdoo a ingenuidade de não perceberes o velho truque do polícia bom ( um corrupto, mas enfim....) /polícia mau: a Grécia aceitou mais 6 meses de ...coiso.

      Eliminar
    2. Machado de Assis "O Empréstimo" (finale)

      [Ainda que tenha assim, uma fezada, de que, se conseguirem começar finalmente a trabalhar para governar o País deles, podem trazer alguma ordem a muitos pagodes. Agora se quiserem adoptar aquela pose de falar todas as semanas - como p.ex. o Xerméne dos Tarecos da Capital - vão acabar em Academias, com cursos/estágios de fim-de-semana, e fotos no Hall de entrada com um foto ou estátua de uns Cristiano Ronaldo da Antiguidade que jogavam no Estrangeiro, tipo Asia Menor.... Vai ser chato é para panfletos tipo "Rascord" que terão de reforçar, para manter leitores, aquelas secções mais ilustradas..]

      "Custódio aceitou os cinco mil-réis, não triste, ou de má cara, mas risonho, palpitante, como se viesse de conquistar a Ásia Menor. Era o jantar certo. Estendeu a mão ao outro, agradeceu-lhe o obséquio, despediu-se até breve, - um até breve cheio de afirmações implícitas. Depois saiu; o pedinte esvaiu-se à porta do cartório; o general é que foi por ali abaixo, pisando rijo, encarando fraternalmente os ingleses do comércio que subiam a rua para se transportarem aos arrabaldes. Nunca o céu lhe pareceu tão azul, nem a tarde tão límpida; todos os homens traziam na retina a alma da hospitalidade. Com a mão esquerda no bolso das calças, ele apertava amorosamente os cinco mil-réis, resíduo de uma grande ambição, que ainda há pouco saíra contra o sol, num ímpeto de águia, e ora habita modestamente as asas de frango rasteiro"

      Jorg

      Eliminar