terça-feira, 5 de agosto de 2014

A prova

É fácil dizer isto agora, mas a notícia (lida no Público) de que "dois em cada três docentes deram erros ortográficos" na famosa prova para os professores contratados não me surpreende. Sempre disse, e com conhecimento de causa, que muitos candidatos a professores têm um domínio insuficiente da língua materna.
Podem responder-me que isso não afecta a docência da Matemática ou da Educação Física, mas mantenho as minhas dúvidas. Uma palavra mal escrita prejudica os alunos porque o ensino é integrado. A língua é o primeiro recurso de qualquer professor.
Não sei se a prova é a melhor possível, e até acredito que haja outras melhores, mas este resultado é um sinal de alerta. Só não vê quem não quer. Talvez agora concordemos que a exibição de uma licenciatura ou de um mestrado não dá a ninguém o direito de ensinar.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com tudo isso, mas acrescento que não dar erros ortográficos também não é condição suficiente para se ser professor. Há mesmo erros bem mais graves que um professor pode cometer. Os ortográficos são quase inócuos quando comparados com tantos outros que vemos acontecer todos os dias nas escolas. E até nos ministérios.

    Cláudia Monteiro

    ResponderEliminar