quarta-feira, 23 de julho de 2014

Trabalha para sobreviver, sobrevive para consumir


A minha mais nova ouviu ontem um professor afirmar que "as competências  não podem ser avaliadas num exame de duas horas" e disse-me: "Ai é? E as nossas podem?".
Como  comecei a ser posto na rua, com arreliadora frequência, ainda no Jardim-Escola, respondi-lhe que todas as escolas deveriam ser abolidas e mandei-a ler Raoul Vaneigem  ( a edição portuguesa do Aviso é bem boa).

7 comentários:

  1. O tal prof. também dispensaria bem que a tua mais nova fosse avaliada em duas horas. Mas porque diabo eras tu expulso com tanta frequência do jardim escola? mordias nos outros meninos? lias-lhes o Vaneigem?

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pior ainda foi uma vez que a minha primeira educadora, já velhota, me entra no consultório e me diz que por minha causa fez um ultimato à DªAmélia (antiga)....
      No ciclo e no liceu rondava as 5/6 por semana ( era hiperactivo)

      Eliminar
    2. Cada um com a sua cruz. Eu era o inverso: tinha chatices porque tinha um baixo metabolismo, enfim, era distraído e levava calduços e responsos por não me levantar quando entrava o senhor director. O meu também é hiperactivo ou, como dizem os bons pais de família, está-é-a-precisar-de-dois-pares-de-estalos.

      caramelo

      Eliminar
    3. na consulta vejo dos autênticos e dos mimados, mas não é à chapada que um pai (homem feito) resolve as coisas.
      Com os cães também não é à porrada.

      Eliminar
    4. Ainda me doem palmadas que dei há anos e nunca bati na cara. Por outro lado, de facto a porrada resulta. fica-se quieto e cumpridor. Diz-se que as crianças são resilientes e desculpam tudo e acabam por reconhecer que foi para seu bem. Mas tem primeiro o educador de assegurar-se que o educando não é hiperactivo, porque se for assim tem o efeito contrário e vai tudo pelo ar. Um bom pai conhece o seu filho e aqui, graças a Deus, sempre tivemos bons pais. Isto lido outra vez parece que saiu como uma fábula sobre o pais e o mundo, mas não era minha intenção.

      caramelo

      Eliminar
    5. claro, umas palmadas no rabo não é chapadas.
      Com os cães também já tive que dar uns safanões, poucos, nunca bati. E em cães adultos basta o tom de voz ou um gesto.

      Eliminar
    6. a bem da verdade, a minha hiperactividade continha, e contém, um bom pedaço de insubordinação crónica...

      Eliminar