domingo, 6 de julho de 2014

A crítica-cópia

 No Malomil:
"Depois do acto final de "Servidões", este livro é já a Morte, o apagamento de uma luz que corre o risco de serdesentendida se a língua em que vive não resistir à banalidade, tocando uma vezpor outra o céu da boca, para sentir o ouro da estrela que foi Herberto Helder". 

 Língua, luz, céu da boca, ouro da estrela : banalidade, sim.
Não me incomoda o Herberto-Cristiano Ronaldo, esfarinham-se-me outras arrelias.  Nas minhas séries, que  fui trazendo aos blogues e à "Ler" ( no seu tempo), tenho  assinalado o esquecimento que  outros poetas recebem do público sandeu. Por exemplo, João Lúcio e Cristovam Pavia ( Bugalho) num eixo, Cinatti e Fiama noutro.
Este público leva a sério a abertura  de Brecht no "Manual  para os Habitantes das Cidades": apaga todos os vestígios.

7 comentários:

  1. APAGUE AS PEGADAS

    Separe-se de seus amigos na estação
    De manhã vá à cidade com o casaco abotoado
    Procure alojamento, e quando seu camarada bater:
    Não, oh, não abra a porta
    Mas sim
    Apague as pegadas!

    sobretudo quando os camaradas 'comiam criancinhas ao pequeno-almoço'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, conheço essa trad, prefiro vestígios.

      Eliminar
    2. sim, conheço essa trad, mas prefiro vestígios

      Eliminar
  2. E Alonso Féria? Tenho dois ou três livros dele e até gosto (first thing in the morning/ Ne pas pardonnez aux enfants avoir sept ans) e há tempos quis perceber melhor quem era e não encontrei nada a não ser uma recensão numa revista da Gulbenkian, talvez de 1971. Não se encontrei o menor traço, mas posso ter procurado mal. Pode ser só mau gosto meu, mas leio tanto porcaria que me parece menos interessante e sobre a qual existem dez vezes mais referências que fico sempre espantado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há uns assim, nem todos bons. A Maria Alberta Menéres ( recente), o Augusto Gil ( senhor director geral) etc.

      Eliminar
    2. Tem opinião sobre este Alonso Féria? Tenho alguma curiosidade em perceber se só eu é que o acho melhor do que se poderia concluir pelo silêncio sobre ele (a tal recensão de que falo é bastante positiva, diga-se) ou se fará parte dos tais "nem todos bons".

      Eliminar
    3. não, não me referia a ele até porque não conheço.
      hei-de vasculhar em zonas antigas da minhs biblio.

      Eliminar