sábado, 17 de maio de 2014

O pedantismo e o atestado de estupidez passado às pessoas.


Como não houve revolução ( na Grécia ela é aguardada há cinco anos), levantamentos populares e Cavaco e Passos regressam  afinal  todas as noites a casa com a cabeça unida ao resto do corpo, o passo seguinte é desvalorizar as eleições. Preventivamente. Aprenderam algumas coisas.
Em Abril de 1975,  Vasco Gonçalves foi o único  que avisou antes : Não podemos perder  pela  via eleitoral o que conquistámos pela via revolucionária. Os outros receberam o choque na madrugada de 25 para 26: PCP- 12,5%, MDP-4,1, UDP-0,8% . As FEC-ML, LCI's s e afins nem contaram.  Abstenção: 8,5%. Sim, 8,5% leram bem.
Nesses tempos, com os media completamente avermelhados  ( salvo o República e o Jornal Novo, do grande Artur Portela Filho), sem chantagens da troika, em clima revolucionário, o desastre esquerdista foi terrível. Como sempre, uma coisa foi  o  festim lisboeta e radical, outra foi o país.
Agora a condenação das eleições é prévia. Pacheco Pereira explica-a hoje, no Público, Vítor Malheiros no outro dia. A culpa é dos media, da propaganda, o povo é burro e ignorante, eles são todos patriotas inteligentes.
Aprenderam algunas coisas, mas não aprenderam tudo porque não precisam.

2 comentários:

  1. - Ah, como me irritam estes intelectuais da alta burguesia radical chique… Estúpido, o povo? Ignorante, o povo? Pois não tem o verdadeiro povo consciência cívica apurada e não discute em casa, nos cafés, nas oficinas, as competências do Banco Central Europeu e o tratado de Nice?
    (Entra em cena o Pacheco Pereira, disfarçado de vendedora de agriões de São João do Campo)
    - Que é lá isso, senhor doutor? Também anda queixoso? Pois eu também não vejo melhorias nenhumas. São todos uns aldrabões e não vou votar em nenhum. O doutorzinho quer-me comprar um raminho?
    - Falou a voz do povo simples. Ora dê cá um raminho desse belo agrião, que eu comerei temperado com um fiozinho de azeite, boa mulher.
    (Pacheco revela-se)
    - Ah, tratante, é você? Eu desconfiei, eu desconfiei!

    (pequena homenagem ao meu santinho padroeiro, portelinha filho)

    caramelo

    ResponderEliminar
  2. Sim, se as eleições fossem boas e justas , o PCP e o Bloco e o MAS ganhavam.
    O JPP? Descobriu que o parlamento europeu não serve para nada só depois de lá ter estado.

    ResponderEliminar